Saiba escolher frutas e verduras

Saiba escolher frutas e verduras

22 de julho de 2016

Quem nunca ficou em dúvida na hora de comprar frutas e verduras nas feiras ou supermercados? Você sabe escolher? As diferenças vão do armazenamento à preferência. Se você compra para consumir na hora ou se você vai guardar para consumir aos poucos, deve considerar alguns aspectos. É importante saber também que existem dois grupos de frutas e verduras:

Grupo dos climatéricos – frutos que amadurecem depois de colhidos. Exemplo: abacate, ameixa, banana, figo, kiwi, maçã, maracujá, pera, etc.

Grupos dos não-climatéricos –  frutos que depois de colhidos entram em processo de degradação. Exemplo: abacaxi, uva, limão, laranja, cereja, melancia, etc.

Vejamos alguns toques para escolher certo na feira ou no supermercado:

  • Escolha frutas limpas, consistentes e com a casca lisa e brilhante. Não leve para casa uma fruta murcha, machucada ou com buracos.
  • Prefira os abacates de aspecto fosco, os brilhantes foram colhidos antes da hora.
  • Quando as laranjas estão com a casca mais alaranjada, estão velhas.
  • Uvas esbranquiçadas geralmente não são doces.
  • Quanto mais lisinha a casa do abacaxi (escamas separadas), mais doce ele é.
  • Prefira maracujás menores e mais pesadinhos – são os que têm mais suco.
  • Como os outros cítricos, os limões não amadurecem fora do pé. Os de casca lisa e brilhante contém mais suco.
  • Quanto mais finas, menos nutrientes e sabor têm as bananas.
  • Escolha melancias firmes e lisas.
  • As mangas devem apresentar cheiro doce e cor amarelo-avermelhado. A casca não pode estar machucada ou picada de insetos.

E as raízes?

Entre as mais consumidas, podemos citar: batata, cenoura e mandioca. Preste atenção na casca – deve ser lisa. Evite raízes com cascas esverdeadas, murchas e enrugadas. A consistência deste grupo de alimento dever ser firme. Não compre batatas ou cenouras brotadas, neste estágio o amido já virou açúcar.

Prefira cenouras e beterrabas pequenas. São mais fáceis de cozinhar e as grandes tendem a ser endurecidas.

A cebola, ingrediente coringa na maioria dos pratos brasileiros, não pode ser machucada, tampouco com o miolo murcho. Atenção para a textura que deve ser lisa e firme. A mesma dica vale para o alho.

Quanto às flores

Couve-flor, brócolis… Pode colocar na sacola os vegetais deste grupo que não apresentem manchas de insetos, aspecto amarelado e murchos.

Já as verduras

Deixe de lado alface, escarola, espinafre, couve e outras verduras que estiverem desidratadas, amarronzadas ou amareladas. Se verificar sinais de insetos, avise o feirante para descartar da gôndola. É importante verificar também se folhas estão vivas, sem furos e machucados.

As folhas orgânicas são mais saudáveis porque são cultivadas sem agrotóxicos. Geralmente são menores, mais escuras e muito mais saborosas.

Os legumes

Para levar legumes saudáveis e saborosos é simples: escolha os de textura lisa, sem machucados e firmes.

A nossa parte

Não aperte as frutas e legumes, porque isso faz com que ela estrague rápido. Lembre-se: outra pessoa pode escolher a fruta que você deixou.

O consumo errado de frutas, legumes e verduras pode trazer danos à saúde. Evite ingerir frutas contaminadas por fungos e outros elementos nocivos.

Ao chegar da feira, lave todos os itens em água corrente. Lave bem as frutas que serão consumidas com casca, mas limpe também àquelas que serão descascadas, como a banana e a laranja.

 

 
 

Comments are closed.