Mês do gaúcho: conheça os benefícios do chimarrão

Mês do gaúcho: conheça os benefícios do chimarrão

2 de setembro de 2016

O chimarrão é o companheiro da maioria dos gaúchos ao longo do dia. Seja no trabalho, faculdade, em casa ou nas ruas, o mate é a bebida indispensável nas rodas de conversa. Dividir uma cuia com amigos, colegas e familiares é tradição há muito tempo e há quem diga que o amargo contribui para o fortalecimento das relações, devido aos momentos de boa conversa que proporciona. Mas a socialização não é o único benefício. Tomar chimarrão faz bem pra saúde também!

A Ilex paraguariensis, o ingrediente da erva-mate, é um estimulante mental e muscular. Por isso, muita gente substitui o café pela bebida. O chimarrão também contém quase todas as vitaminas necessárias para o organismo: B1, B2, B6, C, E e D, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Especialistas afirmam que a bebida é altamente digestiva, diurética e auxilia no combate aos radicais livres.

E não é só isso! Quem tem o hábito de tomar chimarrão tem os níveis de colesterol ruim diminuídos, reduzindo as chances de desenvolver doenças cardíacas e vasculares. Outros benefícios também são encontrados: ação antioxidante e anti-inflamatória.

Mas atenção! Os benefícios não são para todos. O chimarrão deve ser evitado por hipertensos e por pessoas sensíveis a algum dos componentes da erva-mate. Quem tem sintomas de ansiedade, enxaqueca ou de refluxo gastroesofágico, podem não se sentir bem com o consumo, devido à presença da cafeína.

 
 

Comments are closed.