O que você sabe sobre alimentos termogênicos?

O que você sabe sobre alimentos termogênicos?

12 de agosto de 2016

Os alimentos termogênicos são aliados do emagrecimento, devido sua capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão. Mesmo sendo pauta de matérias sobre saúde e senso comum dos pacientes da nutrição como “agente queimador de gorduras”, o assunto ainda gera muitas dúvidas. Vamos ver alguns mitos sobre os “alimentos que emagrecem”.

MITO: Termogênicos são obtidos somente na alimentação

Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso da pimenta vermelha. Os industrializados, compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula, explica.

MITO: Termogênicos eliminam gordura corporal

De acordo com especialistas, os termogênicos transformam a glicose e a gordura em energia. O simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos apenas aceleram o metabolismo, aumentando o gasto calórico, e não, simplesmente, queimam gorduras.

MITO: O ideal é consumir termogênicos antes de dormir

Especialistas aconselham consumir termogênicos durante o dia ou antes de praticar exercícios físicos. Dessa forma, o gasto calórico da digestão será potencializado. O consumo durante a noite não é indicado, pois com o aceleramento do metabolismo, o sono pode ser prejudicado.

MITO: Termogênicos não tem contra-indicações

Pacientes com hipertensão não devem consumir alimentos termogênicos devido ao aumento do metabolismo que faz com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente. Gestante e criançar também devem limitar o consumo, pois esse tipo de alimento oferece princípios ativos mais concentrados.

 
 

Comments are closed.